203 Sul      (61) 3224-2667

Alongamento

D. Paulo Gentil

Sabemos que alongamento não previne lesões e pode prejudicar a performance, no entanto, uma pergunta que ainda não estava bem respondida era se alongar antes da musculação prejudicaria os ganhos de força. Digo "ainda", pois um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros, portugueses e estadunidenses nos ajudou a responder a pergunta. O estudo comparou os ganhos de força em homens treinados que faziam o mesmo treino de musculação em três diferentes condições:

  • alongamentos para o corpo inteiro antes dos treinos - quatro exercícios realizados em uma série 30" no ponto de leve desconforto;
  • alongamentos para o músculo específico antes de cada exercício - os mesmos exercícios anteriores, cada um era realizado antes do exercício específico.
  • sem alongamentos - como preparação, foi realizada uma série com 50% da carga utilizada no exercício.

Os resultados mostraram que o grupo que não realizou alongamentos ganhou mais força que os demais em todos os exercícios (puxada, supino, cadeira flexora e cadeira extensora). Mais ainda, o grupo que realizou alongamento geral ganhou força apenas na puxada e na cadeira extensora. Já o grupo que realizou alongamento antes de cada série ganhou força somente na puxada.

Ou seja, se o objetivo é aumentar a performance e/ou maximizar ganhos de força, o alongamento antes do treino não é recomendado. Minha recomendação é fazer séries submáximas para se preparar, caso necessário, e nada daqueles quadrinhos padrões de alongamentos realizados antes dos treinos!

Ah antes de rasgar as calças e afirmar que alongamento não serve para nada ou que estimulei o encurtamento, isso não quer dizer que os alongamentos devam ser proibidos ou condenados, mas sim usados com inteligência e objetivos definidos. Caso os utilize em intensidades baixas, podem ser ao final do treino; caso o objetivo seja ganhar flexibilidade, minha sugestão é fazer em dias alternados, cuidando para não exacerbar as lesões induzidas pelo treino!

Valores

Valorizar e respeitar o ser humano, fornecendo o ambiente e condições adequadas para ele se desenvolver.

Missão

Melhorar a vida das pessoas por meio da atividade física orientada.

Visão

Tornar-se uma referência nacional e internacional por sua qualidade técnica, atendimento e se serviços prestados.

Malhart

SCLS 203, Bloco A, Loja 05
Brasília, DF
Tels: (61) 3224-2667
(61) 98285-3136
(61) 98287-9003

Malhart no Facebook