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Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas

Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas, Paulo Gentil - Editora Sprint Doutor em Ciências da Saúde e sócio da Academia Malhart, em Brasília, Paulo Gentil lançou livro que indica novos caminhos para a realização de atividades físicas voltadas para perda de gordura corporal.

Fazer exercícios aeróbios é a melhor forma de emagrecer rapidamente, certo? Errado. O professor do grupo de estudos da Academia Malhart, Paulo Gentil, revela que o papel do exercício aeróbio no emagrecimento é muito reduzido, enquanto a musculação pode ter uma participação mais importante. Suas análises resultaram no livro “Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas”, da Editora Sprint.

Um dos maiores mitos quando o assunto é emagrecimento, conforme preconiza Gentil, é a ideia de que é necessário fazer atividades de baixa intensidade e de longa duração. Daí vem o motivo de muitas pessoas, apesar de fazerem atividades físicas, não conseguirem emagrecer. “A base teórica utilizada para compreensão e prescrição de atividades físicas para emagrecer está equivocada. E isto levou à utilização de um modelo comprovadamente ineficiente, que não tem obtido êxito em controlar o peso corporal dos praticantes de exercício”, explica o professor.

Treinamentos intervalados, combinados a exercícios de alta intensidade, são mais eficientes para quem busca emagrecer, garante o professor. A musculação pode promover uma queima de gordura muito maior durante o período de repouso, do que se o aluno decidir por fazer uma corrida contínua e de baixa intensidade.

Os estudos apresentados por Gentil comprovaram que pessoas que realizam atividades intensas apresentaram menor relação cintura-quadril e menor quantidade de gordura subcutânea, mesmo gastando menos energia e trabalhando em intensidade fora da chamada “zona de queima de gordura”.

“A receita seria utilizar atividades de alta intensidade, que alterem seu metabolismo de modo a direcioná-lo para perda de gordura. Isso não significa, necessariamente, que estas atividades vão promover alto gasto calórico e muito menos que vá utilizar muita gordura durante sua realização”, explica Gentil. “A musculação, por exemplo, pode proporcionar uma queima de energia vinda da gordura depois de finalizada a série, quando o corpo estiver em repouso”, acrescenta.

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