203 Sul      3225-7019

Dicas para definir, endurecer, tonificar... ou simplesmente perder gordura e ganhar massa muscular.

D. Paulo Gentil

A magreza, pura e simples, nem sempre é desejável. Manter, ou até mesmo ganhar, músculo enquanto se perde gordura é interessante não apenas pela estética – afinal ninguém quer ser magro e muximbento – mas também pela saúde, pois existem diversos quadro clínicos que associam o ganho de gordura com a perda de massa muscular.

Para esses casos, a minha dica é simples: faça musculação! Apenas musculação, sem combinar ou misturar com outra atividade.

Detalhe, essa dica vale até mesmo para pessoas com obesidade e sobrepeso, conforme sugere estudo publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise. Nele, os autores acompanharam diversas pessoas por um ano (apenas acompanharam, não realizaram intervenção) e, entre os obesos, só houve perda de gordura para quem fez musculação (Drenowatz et al., 2015)!

Mas o que é ser bem utilizada? Em primeiro lugar, esqueça treinos com dezenas de repetições submáximas, pois eles não são eficientes nem para ganhar massa muscular e nem para perder gordura. Eu faço uma ampla revisão sobre isso em meu livro de Emagrecimento (Gentil, 2014), e o resumo da história é que treino de hipertrofia é uma excelente abordagem. Isso é totalmente explicável do ponto de vista bioquímico, pois existem diversas vias fisiológicas e genes associados ao ganho de massa muscular que também promovem a perda de gordura.

O que definirá sua composição corporal será sua dieta! E aqui chegamos ao ponto final dessa dica, a melhor forma de definir, endurecer, tonificar, reverter obesidade sarcopenica ou qualquer outro objetivo que, na verdade signifique perder gordura e ganhar massa muscular é simplesmente combinar um treino de hipertrofia com uma dieta adequada!

Ah, antes que questionem a escolha da foto, falo isso em um artigo sobre preparação de fisiculturistas, em que sugiro não usar exercício aeróbios para que a massa muscular seja preservada ao máximo no período pré competitivo (Gentil, 2015).

O artigo poderá ser lido no link direto http://www.jissn.com/content/12/1/50 ou meu perfil do Resarch Gate (https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Gentil)

Valores

Valorizar e respeitar o ser humano, fornecendo o ambiente e condições adequadas para ele se desenvolver.

Missão

Melhorar a vida das pessoas por meio da atividade física orientada.

Visão

Tornar-se uma referência nacional e internacional por sua qualidade técnica, atendimento e se serviços prestados.

Malhart

SCLS 203, Bloco A, Loja 05
Tel: (61) 3225-7019
Cel: (61) 8267-1114
Cel: (61) 8289-0605
Brasília, DF

Malhart no Facebook