203 Sul      (61) 3224-2667

Quantas séries devo fazer?

D. Paulo Gentil

Muitas pessoas seguem a lógica do “quanto mais, melhor” e acreditam que fazer muitos exercícios dá muito resultado. No entanto, devemos entender que o corpo possui uma capacidade limitada de adaptação ao estresse e quando a dose de exercícios é aumentada para além dessa capacidade, os resultados deixam de ser positivos.

Nesse sentido, nosso grupo comparou os ganhos de força (avaliada no isocinético) e massa muscular (avaliada com ultrassom) em homens jovens que faziam 1 ou 3 séries totais para flexores de cotovelo (vou falar bíceps para resumir) e extensores de joelho (falarei quadríceps). Após as 12 semanas, os ganhos de força e massa muscular tanto para o bíceps quanto para quadríceps foram iguais para os grupos. No entanto, houve um detalhe interessante: apenas quem fez três séries ganhou força no quadríceps.

Então, vamos por partes. Para a maioria, fazer uma série em um ou dois exercícios é o suficiente para se ter os resultados desejados. Não estou querendo dizer que você é obrigado a fazer apenas uma série, mas sim que você não é obrigado a fazer mais que isso! Essa informação é muito importante para pessoas que têm pouco tempo ou pouca paciência. Com relação ao fato de apenas o grupo que fez três séries ter ganho de força no quadríceps, a resposta vem de outro estudo do nosso grupo. Nele colocamos um professor para supervisionar cinco alunos (mais de 100 alunos, no final) e os sugerimos a chegar até a falha em suas séries. Os resultados apontaram que mais de 70% deles chegavam até a falha no supino, mas menos de 20% o faziam no leg press. Ou seja, a questão não é que os membros inferiores precisam de mais volume e sim que habitualmente os treinamos com menos intensidade. Basta você ver quantas pessoas falham nos treinos de perna nas academias!

As referências estão no Face (http://www.fb.com/drpaulogentil). Todos os meus artigos podem ser baixados no meu perfil do Reaseach Gate.

Valores

Valorizar e respeitar o ser humano, fornecendo o ambiente e condições adequadas para ele se desenvolver.

Missão

Melhorar a vida das pessoas por meio da atividade física orientada.

Visão

Tornar-se uma referência nacional e internacional por sua qualidade técnica, atendimento e se serviços prestados.

Malhart

SCLS 203, Bloco A, Loja 05
Brasília, DF
Tels: (61) 3224-2667
(61) 98285-3136
(61) 98287-9003

Malhart no Facebook