203 Sul      (61) 3224-2667

Dica para ter mais resultados: Aumente a velocidade!

D. Paulo Gentil

Com o avanço da idade, perdemos força e da massa muscular, o que parece ser relacionado à perda nas fibras tipo 2. Por mais que se saiba que a musculação pode ser uma excelente ferramenta para atenuar ou mesmo reverter essas alterações, ainda vejo muita gente fazendo-a de maneira inadequada.

O problema é que alguns acham que musculação para idosos é pegar um par de cotonetes e fazer trocentas repetições submáximas com amplitudes reduzidas! Se o problema dos idosos parece estar associado às fibras tipo 2, então é necessário ativa-las, o que pode ser feito com cargas elevadas ou levando os treinos até a falha. No entanto, há quem encontre dificuldade em fazer idosos aderirem a essas abordagens. A minha orientação, então, é fazer um trabalho progressivo para os idosos ganharem confiança e aceitarem o desafio de treinar intenso. No entanto, já que as fibras tipo 2 são associadas aos movimentos rápidos, também pode haver uma outra forma de trazer bons resultados aos idosos: o aumento da velocidade!

Para testar essa hipótese, nosso grupo colocou idosos para fazerem exercícios lentos (2-3 segundos para cada fase de movimento) ou acelerar a fase concêntrica. Apesar de ambos usaram os mesmos exercícios e trabalharam com cargas leves (40-60% de 1RM), os maiores ganhos de potência e hipertrofia foram obtidos por quem fez os movimentos rápidos. Para ser mais claro, os aumentos na espessura do reto femoral foram 11,3 vs. 5,5% e para o bíceps os ganhos foram 14,3 vs 6,7% (rápido vs. lento). Então, fica aqui uma dica para quem trabalha com alunos em idade avançada! Acelerem os pesos e acordem essas fibras tipo 2! Intensidade parece ser a chave para o sucesso, portanto, usem-na, claro que com responsabilidade e dentro de um planejamento bem feito!

O texto completo pode ser encontrado no perfil do Professor Paulo Gentil em www.ResearchGate.net

Valores

Valorizar e respeitar o ser humano, fornecendo o ambiente e condições adequadas para ele se desenvolver.

Missão

Melhorar a vida das pessoas por meio da atividade física orientada.

Visão

Tornar-se uma referência nacional e internacional por sua qualidade técnica, atendimento e se serviços prestados.

Malhart

SCLS 203, Bloco A, Loja 05
Brasília, DF
Tels: (61) 3224-2667
(61) 98285-3136
(61) 98287-9003

Malhart no Facebook